Semit disponibiliza soluções inovadoras para o Carnaval

Neste Carnaval, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) está disponibilizando uma série de equipamentos e ferramentas para garantir que a Prefeitura realize um trabalho de excelência durante a folia, por meio da comunicação entre os diversos órgãos municipais e, também, para levar mais informação e segurança para soteropolitanos e turistas.

Tanto os profissionais que atuam na festa como os foliões contam com internet sem fio (Wi-Fi) gratuita e de qualidade por meio do Conecta Salvador, aberto para todos, sem a necessidade de cadastramento. Além de toda a infraestrutura prestada às diversas secretarias municipais, a Semit criou diversas plataformas para o fornecimento de informações à população e visitantes e de interação entre a Prefeitura e o cidadão.

Alguns dos serviços de destaque são o WhatsApp da Prefeitura (71) 98791-3420, com informações automatizadas sobre a Mobilidade no Carnaval, dúvidas frequentes sobre o Expresso Salvador e informações sobre os pontos de táxi e mototáxi. Além disso, o site oficial do Carnaval (www. carnaval. salvador. ba. gov. br) disponibiliza a programação oficial de saída dos trios elétricos, e as informações atualizadas no Waze e Google Maps sobre a mobilidade nas proximidades dos circuitos, incluindo localização das barreiras e vias interditadas para o tráfego de veículos.

Ainda fazem parte do leque de serviços o Salvador Digital, plataforma de convergência de todos os serviços públicos municipais em um só lugar; a Central Fala Salvador 156; a Ouvidoria Eventos, canal de registro de informações, elogios e sugestões; as aplicações para cadastro de entidades do Furdunço, Fuzuê e Badauê; os sites do Expresso Salvador e Mobilidade Transalvador, dentre outros sistemas.

De acordo com o titular da pasta, Samuel Araújo, o principal objetivo ao desenvolver essas tecnologias é dar suporte a todas as secretarias no desenvolvimento dos seus serviços de atendimento ao cidadão e disponibilizar a todos soluções inovadoras. “Nós temos soluções que nunca estiveram presentes no Carnaval de Salvador, a exemplo da plataforma da festa em parceria com o Waze e Google Maps, com informação sobre as barreiras de trânsito. E esses são alguns dos aplicativos mais usados para a mobilidade, então essa medida fará com que as pessoas cheguem mais rápido aos seus locais”, contou.

O secretário destacou também que com o WhatsApp da Prefeitura o cidadão fica bem informado sobre os serviços do município e sobre onde pegar os táxis e mototáxis. “No fundo, estamos preparando há mil dias o Carnaval de 2023, com muito cuidado, para que os soteropolitanos e turistas venham curtir o maior carnaval do mundo com segurança e muita informação”, afirmou.

Equipamentos – Para o trabalho dos diversos órgãos municipais, a Semit fornecerá 170 links de internet, grande parte desses links voltada para a Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela organização da festa, e para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Também serão instalados 176 equipamentos, entre computadores e notebooks e 46 equipamentos para impressão. Os órgãos receberão ainda 205 linhas de voz e dados em chip para celular, 89 ramais Voip, distribuídos nos circuitos, e 759 rádios de comunicação.

Monitoramento – Para a segurança dos foliões e demais participantes do Carnaval, foram instaladas cerca de 200 câmeras nos três circuitos da folia (Dodô, Osmar e Batatinha) e também nos bairros. As câmeras serão utilizadas tanto pela Saltur, para a visualização da passagem dos trios, como pela Transalvador e Guarda Civil Municipal. “Essas câmeras ajudam tanto na fiscalização, como na orientação e tomada de decisão. Então é algo que nunca aconteceu no Carnaval de Salvador e que conseguimos nesta atual gestão”, concluiu Araújo.

Videomonitoramento (Foto: Bruno Concha/Secom)