Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura promove debate sobre segurança cibernética para Smart Cities

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) realizou nesta quarta-feira (12) o evento “Salvador uma Cidade Inteligente: desafios e tendências da cybersegurança para Smart Cities”. O encontro reuniu gestores municipais, colaboradores da Prefeitura e das empresas TeleData e Fortinet. Esta última, líder mundial em segurança cibernética.

Anfitrião do evento, o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Samuel Araújo, destacou a importância de a Prefeitura de Salvador proporcionar a gestores e técnicos do município o debate sobre cybersegurança. Ao citar os diversos tipos de ataques cibernéticos, o titular da Semit chamou atenção para um tema específico: a vulnerabilidade dos smartphones.

“O celular é um dispositivo que armazena e transmite diversos tipos de dados, pessoais e institucionais, mas quantos desses aparelhos estão realmente seguros quanto a um ataque cibernético?”, questionou o titular da Semit, que fez a abertura do encontro ao lado do subprocurador do município, Tércio Souza.

Segundo Samuel Araújo, esse foi o primeiro de vários encontros que a Semit irá realizar no decorrer deste ano, “para debater todos os processos que fazem Salvador ser uma cidade, cada dia mais, inteligente”. Em formato de “talk show”, o encontro teve como público-alvo secretários e subsecretários municipais, além diretores, coordenadores, gestores de Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e encarregados da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) da Prefeitura de Salvador.

Debates – O painel “Desafios Cybersegurança para Smart Cities” contou com as participações dos secretários Samuel Araújo, Mila Paes (Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda), Thiago Dantas (Educação), além do subsecretário Walter Cairo (Fazenda) e do subchefe da Casa Civil, Moyses Andrade. Na oportunidade, houve uma troca de experiência entre os gestores sobre os principais desafios enfrentados, e como a tecnologia vem ajudando a superá-los. Eles ainda exemplificaram algumas das soluções tecnológicas utilizadas por cada secretaria. A mesa teve a mediação de Leonardo Andrade e contou ainda com a participação de Alexandre Corujeira, ambos da empresa Fortinet.

“A Arquitetura de Cybersegurança da Prefeitura de Salvador” foi o tema da palestra ministrada por Wlader Peres. O subsecretário da Semit falou sobre ações que a pasta tem desenvolvido relacionadas à segurança cibernética. Dentre elas, a implantação da Infovia Salvador, que já “nasce segura” e conta com 800 km de fibra óptica, que irão conectar, inicialmente, mil prédios da Prefeitura, elevando a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos soteropolitanos. Ele pontuou também os resultados dos testes realizados para identificação do nível de segurança da estrutura municipal e enfatizou a necessidade da conscientização e importância dos gestores no assunto para evitar uma vulnerabilidade de informações e dados estratégicos e sensíveis.

O evento contou ainda com as palestras dos especialistas da empresa Fortinet, Leonardo Andrade e Kleber Freitas.

Debate sobre segurança cibernética
Skip to content