Prefeitura lança edital para construção do Centro de Comando de Operações

A Prefeitura de Salvador publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) da última segunda-feira (22), o edital para a construção do Centro de Comando de Operações (CCO) da capital baiana. O equipamento, iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), integra o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) e vai possibilitar que a cidade tenha os meios necessários para a implantação da Smart City, uma gestão compartilhada entre todos os órgãos e instituições da administração municipal.

O CCO será construído no bairro do Lobato, no Subúrbio Ferroviário, e vai integrar diversas tecnologias e dados administrados pela Prefeitura, assim como recursos e plataformas que atuarão no gerenciamento de redes, sistemas, informações e serviços para a governança da cidade inteligente nas próximas décadas. “O Centro de Comando de Operações de Salvador vai integrar todos os sistemas dos órgãos da administração municipal, a exemplo da Defesa Civil (Codesal), Guarda Civil Municipal (GCM), Ordem Pública (Semop), Trânsito (Transalvador), Iluminação Pública (Dsip), Mobilidade (Semob), dentre outros”, revela o titular da Semit, Samuel Araújo.

Ainda segundo o gestor, com a construção do CCO, Salvador passará a um outro patamar no que diz respeito à inovação e tecnologia. “O Centro de Comando de Operações faz parte das diretrizes gestão municipal de fomentar o uso da tecnologia como solução para as demandas das cidades”, diz o secretário.

“Com este novo equipamento, iremos promover uma gestão baseada em dados, que serão coletados pela Infovia, processados na Nuvem Urbana e através do Big Data da Cidade serão transformados em informações para serem utilizadas nas tomadas de decisões da administração municipal”, completa Araújo.

Qualidade de vida – O CCO vai favorecer ainda os Objetivos da Cidade Inteligente (OCI), previstos no PDTCI. Por meio do novo equipamento, estes objetivos serão atingidos de forma mais rápida e eficaz, além de potencializar a qualidade dos projetos e ações relacionados ao OCI, possibilitando à população soteropolitana uma melhor qualidade de vida.

O titular da Semit lembra ainda que, nos últimos anos, a Prefeitura tem feito grandes investimentos na área de tecnologia. “Como, por exemplo, a implantação da Infovia e da Nuvem Urbana, a disponibilização de um portal único de serviços municipais, o Salvador Digital, a distribuição de tablets e chromebooks aos alunos da rede municipal de ensino, além de equipar os 62 laboratórios de informáticas das escolas de Salvador com novos computadores”, finaliza.

Centro de Comando de Operações de Salvador